mastologia

Mastologia: saiba o que é e o que tratam os profissionais desta especialidade

Acompanhe o texto e saiba mais sobre a mastologia, uma especialidade médica de extrema importância e que atende tanto as mulheres quanto os homens.

Ao contrário do que muitos pensam, a mastologia é uma área da medicina que abrange muito mais do que apenas o controle e prevenção do câncer de mama nas mulheres. A especialidade médica realiza o estudo, o diagnóstico e o tratamento de patologias que atingem as mamas. Ela engloba tanto as doenças benignas quanto as malignas que atingem a mama de homens e mulheres.

Mastologia masculina

Nos homens, o principal motivo de consulta com mastologista é ginecomastia. Esta é uma condição benigna em que há aumento no volume das mamas masculinas, acarretada por desequilíbrio hormonal, entre outras causas.

Mastologia feminina

Entre as mulheres, o grande papel do mastologista está em prevenir, rastrear, investigar, diagnosticar e tratar (cirurgicamente) o câncer de mama. Contudo, existem alterações benignas que podem ser acompanhadas ou operadas, sempre individualizando cada caso. Além, ainda, de diagnóstico e tratamento de doenças inflamatórias da mama, como a mastite, que é mais comum em mulheres que amamentam, mas pode ocorrer em outras fases da vida.

A mastologia e o câncer de mama

Uma vez que é confirmada a presença da doença, o profissional trabalha em conjunto com equipe multidisciplinar para garantir uma boa recuperação e qualidade de vida ao paciente.

Quando procurar um profissional?

Para as mulheres da população em geral, é recomendado que a consulta com um mastologista seja realizada, pelo menos uma vez ao ano, a partir dos 40 anos de idade. Já para mulheres de alto risco (por exemplo, com história familiar forte para câncer de mama), recomenda-se consulta anual a partir de 25 ou 30 anos.

Para os pacientes do sexo masculino, o orientado é que busquem o auxílio do profissional ao perceberem qualquer alteração na mama.

A Clínica Santa Maria conta com a Dra. Laura Ramos Silva Ferzeli para lhe atender na área de mastologia. Não deixe de se cuidar!